ExpressoPB

Em editorial EXPRESSO puxa o debate sobre o fascismo e a intolerância: “A opção pelo fascismo”


“O Brasil está tomado pelo ambiente de ódio fazendo germinar as sementes do fascismo, da grande capital ao pequeno interior nordestino.”, diz trecho do editorial da edição de EXPRESSO de nº 27 que está em circulação por toda a Paraíba.

O tema abordado leva em conta o momento de acirramento político vivido no país e que desabrochou com o impeachment da Presidente Dilma, e que se estendeu nas eleições municipais e continua a assombrar não só ao Brasil, mas ao mundo com a vitória de Trump nos EUA.

Um bom alerta de EXPRESSO para a reflexão de seus leitores, conforme você confere a seguir:

A opção pelo facismo

Vivemos tempos de pouco diálogo, em qualquer parte do mundo, essa palavrinha parece não mais fazer parte do nosso dia a dia. Vejam como anda os EUA com relação aos países do Oriente, Síria e Afeganistão, bombardeados sem nem ao menos um aviso.

O que acontece lá do outro lado do mundo, aqui bem pertinho de nós não é muito diferente, basta observar com mais atenção o nosso redor. As redes sociais é uma prova disso, a intolerância se transforma em facismo sem nenhuma preocupação por parte de quem o pratica.

Certo dia um leitor de EXPRESSO ao comentar uma matéria em nossa versão online sobre a disparada de Lula nas pesquisas após massacre da Globo, foi direto: “nordestino nojeto, ódio (!)”. Noutro dia, um internauta comentava matéria sobre o prefeito de Mari e disparava: “Não quero saber nada desse urubu podre”.

Os comentários acima postados nas redes sociais são a nítida demonstração de preconceito – um por que é nordestino e o outro porque é negro – e elas tem características de violência verbal, mas que sempre insinua que está a ponto de se transformar em violência física.

O Brasil está tomado pelo ambiente de ódio fazendo germinar as sementes do fascismo, da grande capital ao pequeno interior nordestino.

EXPRESSO pretende sempre ser precursora da paz, tanto que nesta edição traz os bastidores do maior espetáculo da maior prova de amor pela humanidade: a paixão de Cristo em Lagoa de Dentro.

Vamos mostrar o exemplo de superação de um jovem assistido pelo Lar Fabiano de Cristo em Sapé, que vem conseguindo vencer o preconceito e vai se tornado um atleta vitorioso.

Muito mais que cultivar o ódio, nós fizemos uma opção pela paz e pelas coisas belas que a vida nos oferece. Faça você também!

Da Redação 
Do ExpressoPB

 

 

Artigos relacionados