ExpressoPB

Biomassa de banana verde – Para que serve?


biomassa-bananaQue tal uma receita saudável com muitos benefícios para incorporamos ao nosso cardápio?!

Você já ouviu falar na biomassa de banana verde?!

Não?! Então vamos conhecer um pouco sobre ela.

A banana por si só é um alimento rico em carboidratos com elevado teor de vitaminas e minerais. Quando verde e submetida ao cozimento, é muito utilizada para a produção de farinha, biomassa e polpa, sendo considerada um alimento funcional por apresentar alto teor de amido resistente em sua polpa.

O amido resistente é semelhante à fibra alimentar, porém não é digerido no intestino delgado, mas pode sofrer fermentação no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas no nosso organismo. Dessa forma, ajuda a manter a integridade da mucosa intestinal, permitindo uma melhor absorção dos nutrientes e a barreira contra substâncias maléficas intacta.

A banana verde também contribui com outros benefícios para o organismo. São eles:

Melhora o funcionamento intestinal: seu consumo auxilia na recuperação da microbiota intestinal, contribuindo assim para o sistema imunológico. Aumenta o bolo fecal e favorece o trânsito intestinal combatendo a constipação e doenças associadas a ela.

Auxilia no controle e redução da glicemia: o amido resistente apresenta baixo índice glicêmico, tendo digestão e absorção mais lenta, liberando glicose gradativamente e mantendo os níveis glicêmicos controlados, prevenindo o diabetes.

Redução de peso: reduz o esvaziamento gástrico, dando uma maior sensação de saciedade.

Redução do colesterol elevado: o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares.

Prevenção de doenças cardiovasculares: por ajudar na redução do colesterol elevado, a banana verde também tem uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

Combate a depressão e o estresse: em sua composição, a banana contém triptofano, uma substância importante na formação do hormônio serotonina, que aumenta a sensação de bem-estar.

Substituição de cremes calóricos e espessantes: na culinária pode substituir o leite condensado, creme de leite e maionese, pois funciona como um espessante; nas preparações sem glúten, melhora a textura dos alimentos, deixando as preparações mais macias.

Além de ser fonte de vitaminas, antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular.

Então, vamos à receita?!

BIOMASSA DE BANANA VERDE

Ingredientes:

1 cacho de banana verde (pode ser qualquer tipo de banana, desde que ela esteja verde). Essa banana não deve ter passado por aclimatização para forçar o processo de amadurecimento. De preferência pela orgânica se possível.

½ xícara de água quente

Modo de preparo:

Encha metade da panela de pressão com água e ferva. Quando a água estiver fervendo adicione as bananas. Feche a tampa e deixe na pressão por 10 minutos. Mantenha sempre em fogo alto. Após os 10 minutos, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Descasque as bananas, junte-as a água quente e bata todas com o auxílio de um mixer ou liquidificador até formar um creme. Deposite o creme em formas de gelo e leve ao congelador.

Dica: depois de congelada, pode ser consumida em até 7 dias se armazenada na geladeira e até 2 meses se armazenada no congelador. Utilize-a na preparação de vitaminas, sucos, patês e massas de pães ou bolos, além de alimentos quentes, como mingau de aveia, caldos, sopas, para engrossar o feijão, engrossar molhos e fazer risotos.

Receita Saudável utilizando a biomassa:

 Suco funcional:

Ingredientes:

1 folha de couve

100 ml de suco de uva

1 colher de sopa de linhaça

1 colher de sopa da biomassa de banana verde

Bata os ingredientes no liquidificador e consuma este suco energético no café da manhã.

Fontes:  -PADAM BS, TIN HS, CHYE FY, ABDULLAH MI. Banana by-products: an under-utilized renewable food biomass with great potential. J Food Sci Technol. 2014; 51(12):3527-45
-LOBO AR, SILVA GML. Amido resistente e suas propriedades físico-químicas. Rev. Nutr. 2003; 16(2):219-226.
-BORGES AM, PEREIRA J, LUCENA EMP. Caracterização da farinha de banana verde. Ciênc. Tecnol. Aliment. 2009; 29(2):333-339.
-TAVARES DA SILVA S, ARAÚJO DOS SANTOS C, MARVILA GIRONDOLI Y, MELLO DE AZEREDO L, FERNANDO DE SOUSA MORAES L, KEILA VIANA GOMES SCHITINI J, ET AL. Women with metabolic syndrome improve antrophometric and biochemical parameters with green banana flour consumption. Nutr Hosp. 2014; 29(5):1070-80.

Fernanda Marinho
Bacharel em Nutrição pela
Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Artigos relacionados

Orgy