ExpressoPB

Antioxidantes e seus benefícios à saúde


antixidantesOs antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres produzidos em nosso organismo. Os radicais livres são moléculas capazes de lesionar ou até matar nossas células. Essas lesões favorecem o envelhecimento precoce e algumas doenças como cardiopatias, aterosclerose, diabetes e até mesmo o câncer.

Os antioxidantes podem ser encontrados em fontes naturais como os alimentos, suplementos vitamínicos e minerais, e em alguns cosméticos.

As principais fontes alimentícias são as frutas, verduras e legumes. E dentre elas aquelas onde estão presentes as principais substâncias antioxidantes como: o b-caroteno, flavonóides, licopeno, catequinas, carotenóides e as vitaminas A, C, e E.

O b-caroteno está presente em alimentos de cor amarelo/laranja e vegetais verdes escuros, como mamão, cenoura, abóboras, mangas, pêssegos, espinafre, couve, chicória, agrião.

A vitamina C se encontra principalmente em frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi, acerola, goiaba, caju. Uma de suas funções é proteger danos causados pelo uso de medicamentos e também é atribuído o papel protetor contra o desenvolvimento de tumores no colón e reto.

A vitamina E está presente em grãos e sementes oleaginosas, como gérmen de trigo, sementes de girassol, nozes, amêndoas, avelãs, e também encontrado em couve, abacate, alface, espinafre, carnes magras, laticínios e óleos vegetais. Ela é capaz de impedir danos causados por radicais livres como a artrite e catarata.

Os flavonóides encontram-se em sucos de uva e vinhos tintos, morangos, nozes e soja. Eles atuam contra o desenvolvimento das doenças cardiovasculares.

As catequinas estão presentes principalmente em chás, como o chá verde ou o chá preto. Podem ser benéficas para algumas doenças como o diabetes tipo 1, cardiopatias e infecções virais.

Os carotenóides e vitamina A: Os carotenóides encontram-se em legumes e frutas de cor laranja/vermelhas. Eles precedem a vitamina A, encontrada nas mesmas fontes que os carotenóides e também em alimentos de origem animal. A vitamina A tem papel importante na prevenção do câncer de mama, estômago, bexiga e pele.

O licopeno está presente em alimentos avermelhados, como o tomate, melancia e goiaba.

Uma alimentação equilibrada e variada deve fornecer a quantidade adequada de nutrientes dentre eles os antioxidantes para cada organismo, levando em consideração suas particularidades e necessidades específicas, para assim, auxiliar na prevenção e tratamento de várias doenças, bem como de uma melhor qualidade de vida. Consulte seu nutricionista. Beijos da nutri! =)

Fontes: BIANCHI, Maria de Lourdes Pires; ANTUNES, Lusânia Maria Greggi. Radicais Livres e os Principais Antioxidantes da Dieta. Revista Nutrição Campinas. n. 12, vol. 2, p. 123-130, maio/agosto, 1999.
SERRA, Silvia Regina; CAMPOS, Rosângela Galindo. Efeito Protetor do Licopeno. Revista Brasileira de Nutrição Clínica, n, 21, vol. 4, p. 326-332. 2006.

Fernanda Marinho
Bacharel em Nutrição pela
Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Artigos relacionados