Mari: Um ano do escândalo da troca de favores entre ex-prefeito e atual de Dona Inês

Há exato um ano as cidades de Mari e Dona Inês foram surpreendidas pela reveleção de um esquema de “troca de favores” entre o ex-prefeito de Mari Marcos Martins e o atual Prefeito de Dona Inês Antonio Justino. O caso  que foi levado a público pelo badalado Portal Mais PB, chocou a opinião pública pela forma promíscua  e nada republicana, como os agentes públicos destas duas cidades agiam nos bastidores do poder.

Quando Prefeito, Marcos Martins admitiu no quadro de funcionários da prefeitura de Mari a esposa e a filha do prefeito de Dona Inês Antonio Justino, em troca Martins recebeu a contratação de sua mãe para prestar serviços de assessoramento na cidade do amigo prefeito Justino, revelou a reportagem.

O caso que só veio a tona em 26 de maio do ano passado, repercutiu em todo o estado.

Ao tomar conhecimento do caso, o atual prefeito de Mari, Antonio Gomes , determinou a imediata demissão das funcionárias de Dona Inês.

Veja a Matéria na íntegra como foi reproduzida pelo Expresso PB naquele 26 de Maio:

Print da matéria publicada em 2010

Print da matéria publicada em 2010

Terça-Feira, 25 de Maio de 2010
Exclusivo: Prefeito de Dona Inês e ex-Prefeito de Mari Marcos Martins são alvo de denúncias que envolvem desde a funcionários fantasmas a prestação de serviço não realizados

O Portal Mais PB trás uma reportagem exclusiva no dia de hoje que compromete o prefeito da cidade de Dona Inês, Antonio Justino (PSB) e o ex-Prefeito de Mari Marcos Martins (PPS) envolvendo-os em um esquema de nepotismo, contratação de funcionários fantasmas e pagamento de serviços não realizados.

A matéria afirma que o irmão do Prefeito Antonio Justino (PSB) é funcionário da Prefeitura Municipal de Dona Inês, o que caracteriza nepotismo. A esposa e filha são funcionárias fantasma na prefeitura de um município vizinho e este município é justamente o município de Mari.

Ainda segundo a reportagem Márcia Cristina Francelino da Silva e Fabiana Natália da Costa Teixeira Araújo, mulher e filha respectivamente de Justino, são empregadas na Secretaria de Educação e Esportes da Prefeitura Municipal de Mari, desde a gestão do então prefeito Marco Martins (PPS), que após concluir o mandato no final do ano de 2007, assumiu o cargo de secretário de administração e planejamento do município, deixando a função para disputar vaga na Assembleia Legislativa no pleito deste ano. Segundo informações, desde que foram “empregadas”, até a presente data, não há registro da presença de ambas em qualquer local de trabalho.

Mais a frente a reportagem revela que em contrapartida aos cargos oferecidos à esposa e filha, o prefeito Antônio Justino passou a comprar medicamentos para o município numa empresa de propriedade do vice-prefeito de Mari, Jobson Ferreira (PRB), a JF Farmácia Popular LTDA, onde até a presente data empenhou exatos R$ 5.371,98.

A reportagem relata em seguida a relação estranha entre o ex-prefeito de Mari, Marcos Martins e o atual de Dona Inês Antonio Justino. Segundo a matéria, a equipe do portal verificou no Sistema Sagres do TCE empenhos em nome da mãe do ex-prefeito Marco Martins, a senhora Doralice Martins de Paiva, que supostamente teria prestado serviços ao município de Dona Inês. Entre os meses de junho e dezembro de 2009, a Prefeitura Municipal de Dona Inês empenhou, em nome de Doralice Martins, a quantia de R$ 5.800,00, referente à assessoria especial para captação de recursos extra-orçamentários junto a União, assessoria no processamento do censo de educação, prestação de serviços no PAR, palestras sobre cidadania, combate as drogas e serviços de assessoria junto ao gabinete do prefeito. Doralice Martins não possui conhecimentos técnicos para o desempenho de tais serviços, afirma a matéria.

A matéria finaliza afirmando que todos os emprenhos podem ser verificados no site institucional do Tribunal de Contas do Estado.

Da Redação
Do Expresso PB

Categoria:

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
Tweets sobre "@expressopb"
É proibida a reprodução total ou parcial deste site. CNPJ: 10.962.007/0001-48